A Vista Perfeita

terça-feira, 12 de agosto de 2014

A partir desta terça, Santos Export irá debater o futuro do Porto de Santos



O vice-presidente da República, Michel Temer, o ministro dos Portos, Cesar Borges, e o governador Geraldo Alckmin estão entre as autoridades que vão debater o futuro do Porto de Santos entre esta terça e quarta-feira, durante a 12ª edição do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos. O evento ocorrerá no Hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá. O candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, também participará do seminário.

O fórum é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos. Nele, autoridades federais, estaduais e regionais, lideranças empresariais e especialistas vão debater as medidas que devem ser tomadas para garantir a competitividade e a eficiência do complexo santista.
A programação do seminário será aberta nesta terça-feira, às 16 horas, com o ministro dos Portos. No painel Tribuna do Porto, Cesar Borges falará sobre seus planos para o setor e o cais santista, além de responder perguntas de empresários e jornalistas de A Tribuna e da TV Tribuna.

O aprofundamento do canal de navegação do cais santista e a nova realidade do Porto após as obras de dragagem serão temas analisados pelo ministro, além da modernização da gestão portuária e do pacote de arrendamentos de áreas.

Em seguida, às 18 horas, acontecerá a solenidade de abertura do Santos Export. Nela, estarão presentes o vice-presidente da República, Michel Temer, e o governador do Estado, Geraldo Alckmin, além do ministro, prefeitos e autoridades do setor.

O fórum continuará amanhã, analisando a infraestrutura e as operações portuárias. Às 9h30, haverá um painel que abordará principalmente o projeto de dragagem do canal de navegação. Também serão debatidas a busca pela agilidade na liberação de cargas, com a implantação de um novo modelo de fiscalização para o Porto, as estratégias de modernização dos processos operacionais, na visão de terminais e armadores, e as obras necessárias para garantir uma melhor infraestrutura aquaviária.

O diretor de Infraestrutura da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Paulino Moreira Vicente, o secretário de Infraestrutura Portuária da Secretaria de Portos (SEP), Tiago de Barros Correia, o diretor-executivo do Centro Nacional de Navegação (Centronave). Cláudio Loureiro de Souza, o secretário-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Matheus Miller, e o presidente da Praticagem de São Paulo, Paulo Sérgio Barbosa, serão os debatedores deste painel.


Experiência Internacional

Às 11h30, acontecerá uma palestra sobre o Porto de Roterdã, nos Países Baixos, o principal complexo marítimo do mundo ocidental. A exposição abordará a experiência de Roterdã na solução de seus problemas operacionais, lições que podem ser aproveitadas no cais santista.

A apresentação será feita pelo diretor de Negócios da autoridade portuária, Frans Jan Hellenthal, e pelo diretor do Porto de Rotterdam Participações do Brasil Ltda (a filial brasileira da administração portuária), Peter Lugthart.

O candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, falará sobre as suas propostas para o setor portuário brasileiro às 12h30. Às 14h30, os desafios e as soluções de infraestrutura do Porto de Santos serão debatidos sob vários aspectos. O futuro rodoviário e ferroviário do cais santista, as obras necessárias para o os acessos às margens Direita e Esquerda do Porto, as alternativas para o transporte através dos rios da região e a implantação de terminais fluviais e offshore estão entre as principais discussões.

Para este painel, os debatedores serão o consultor do Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transportes e Meio Ambiente (Idelt) Frederico Bussinger,o professor do Instituto do Mar da Univerisdade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultor portuário Rodrigo More e o engenheiro naval e pesquisador do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Ricardo Sproesser.

O diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Codesp, Luís Cláudio Santana Montenegro, o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC), Martin Aron, e o presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA), João Maria Menano, também participarão das discussões nesse painel.


Relação Porto-Cidade
As medidas que devem ser tomadas para minimizar os impactos das operações portuárias nos municípios serão abordadas no último painel do Santos Export, agendado para as 16h30 de amanhã. Os projetos de revitalização de áreas e para a formação de mão de obra portuária e os desafios nos acessos e no setor ambiental serão discutidos por autoridades da região.

O diretor-presidente da Codesp, Angelino Caputo e Oliveira, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, e a prefeita de Cubatão, Márcia Rosa, debaterão essas questões com o diretor-presidente da TV Tribuna e presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini. Uma solenidade às 18 horas marcará o encerramento do seminário.



Fonte: Atribuna


Att, 
Caroline Espinosa
(13) 99703-8430

Nenhum comentário: