Os moradores do Mercado Municipal, em Santos, ganharam, na manhã desta quarta-feira, um local voltado para a aplicação de cursos de qualificação, que vai permitir a geração de renda e a inserção social para a população da região. Chamado de Vila Criativa, o espaço integra as ações da Prefeitura para garantir melhorias no bairro.
Os cursos são nas áreas de pintura em caixas e tecidos, cartonagem, artesanato, aplique e costura básica e avançada. A programação começa em agosto e serão 10 vagas em cada um dos cinco cursos, totalizando 50 vagas por ciclo. Também há curso de padaria.
A inauguração do espaço contou com a presença do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que anunciou outras iniciativas em desenvolvimento naquela área, como a implantação do curso de elétrica do Senai, obras de acessibilidade e reforma do próprio mercado. Além disso, houve a assinatura de um protocolo de intenções com o Instituto Querô e Unimonte, para implantação do Cine Escola e das Oficinas Querô.
A criação da Vila é mais um passo para transformar a região em um núcleo de Economia Criativa, que envolve a criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos.
Outra importante medida em andamento é a revisão do Plano Diretor que permitirá a transformação do bairro, induzindo a construção de habitação de interesse social para famílias de classe média e baixa renda e acabando com os cortiços. Neste sentido, será celebrado convênio com a Unisanta, por meio do curso de Arquitetura, para levantamento de características sobre a ocupação dos imóveis do entorno do Mercado.
Todas as iniciativas vão contar, ainda, com a facilidade de acesso que a segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vai proporcionar, já que o seu trajeto prevê uma estação em frente ao Mercado Municipal.
Fixado em área de Marinha, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e a Prefeitura assinam a cessão definitiva da área para o município do Bloco 2, com cerca de 5 mil m2, onde estão instalados os equipamentos como Bom Prato e a Escola de educação Infantil Maria Helena Roxo.
Ações Vila Nova
Segundo a Prefeitura, a Vila Criativa integra um conjunto de obras para proporcionar melhorias ao bairro. Além dos cursos, estão programadas uma policlínica, na Praça Iguatemi Martins, 29/36, a Escola Remota do Senai, que oferecerá inicialmente o curso gratuito de eletricista instalador, no anexo do Mercado Municipal, reformas em escolas municipais, uma nova creche na Rua Bittencourt, para 200 crianças de 0 a 6 anos, um espaço centro turístico e cultural na Praça Rui Ribeiro Couto e a reforma do Mercado Municipal.
Além disso, a região ganhará uma Escola Técnica Estadual, que vai substituir o Centro de Educação em Ciência, Tecnologia e Educação Acácio de Paula Leite Sampaio no próximo ano, com habilitações profissionais técnicas de nível médio na área de portos e no eixo tecnológico de produção industrial (petróleo e gás), e o Parque Tecnológico, no Cais Santista (antigo Colégio Santista), com atividades focadas em pesquisa, empreendedorismo e inovação tecnológica.
Fonte: Atribuna
Att,
Caroline Espinosa
(13) 99703-8430
consultoriadabaixada@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário