A Vista Perfeita

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Debate sobre a Valorização Imobiliaria na Baixada Santista



Os projetos de infraestrutura programados para a Baixada Santista geraram uma expectativa de valorização imobiliária em muitas das cidades da região. A boa notícia é que os prefeitos já perceberam as oportunidades e tentam atrair o interesse do setor privado.

Essa expectativa de expansão ligada à renovação da infraestrutura ocupou boa parte do pronunciamento dos prefeitos nesta terça-feira no encerramento do seminário do Ficon – Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região no Mendes Convention Center.

O projeto que de imediato traz mais expectativas, até porque já está em obras, é o VLT, que em sua primeira fase liga Barreiros, em São Vicente, à Avenida Conselheiro Nébias.

Há empreendimentos ainda sendo viabilizados como o túnel Santos-Guarujá, o Aeroporto Civil de Guarujá e a entrada viária de Santos. Todos darão novos usos ao seus entornos, principalmente em áreas degradadas que, devido à mobilidade, passam a ser atrativos para o mercado imobiliário.

Os prefeitos de São Vicente e Santos, Luís Carlos Bili e Paulo Alexandre Barbosa, respectivamente, afirmaram no Ficon que planejam atrair investimentos imobiliários. Alberto Mourão, de Praia Grande, cobrou mais habitação popular e transporte pública de massa.

A Tribuna antecipou em edições anteriores que as duas prefeituras apostam em valorização das áreas próximas ao VLT. Bili sugeriu aos empresários da construção que invistam entre o Gonzaguinha e Avenida Antônio Emmerich.

Já o prefeito santista espera atrair os construtores para o trecho da Rua Campos Melo até o Paquetá, por onde prevê passar a segunda fase do VLT, que ligará o trecho final na Conselheiro Nébias até o Valongo. “Queremos estimular a região central como vetor de geração de residências”, diz Barbosa.

A prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, pediu ao mercado imobiliário que invista na cidade. Segundo ela, o anúncio do projeto Ecoplaza Cubatão, da RRS, Arias Invespar e AMC, com shopping center, salas comerciais e hotel, valorizou o entorno do terreno. Segundo ela, a verticalização poderia atender a demanda local da classe C por moradia. Cubatão ganhará este ano um novo acesso viário para reduzir os constantes congestionamentos.

Entretanto, quem mais tem expectativas com obras de infraestrutura é a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito. Ela espera atrair negócios portuários e retroportuários e obter mais verbas para a habitação. Há também um grande otimismo com o aeroporto. Ela afirma que acabou de entregar à Secretaria de Aviação Civil a modelagem de concessão do aeroporto que dará base para os editais. A expectativa é que ele entre em funcionamento em 2016.



FONTE: Atribuna


Att, 
Caroline Espinosa
(13) 99703-8430
consultoriadabaixada@gmail.com

Nenhum comentário: