A Vista Perfeita

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Para Temer, Aeroporto de Guarujá vai desafogar Cumbica e Congonhas




Oficializado na manhã desta terça-feira o novo Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, que, segundo estimativas iniciais, deverá estar em funcionamento em até dois anos. Entre as autoridades presentes na cerimônia de outorga estava o vice-presidente da República, Michel Temer, que acredita que a instalação poderá desafogar os mais movimentados aeroportos do País: o Internacional de Guarulhos (Cumbica) e o de Congonhas, localizado no centro da capital paulista. 
Na prática, após concluída toda a questão burocrática, a instalação aeroportuária regional poderá receber até 15 voos nacionais diários e movimentar, por ano, até 500 mil passageiros. A intenção é que a antiga Base Aérea de Santos, utilizada até então como área militar, possa auxiliar no desenvolvimento da Baixada Santista, cujo crescimento será medido pelos investimentos portuários, industriais, além de atender a demanda das empresas que atuam no segmento de petróleo.
"Agora temos a condição de dizer que estamos a um passo certeiro de implantação do aeroporto. Isto representa um grande fator de desenvolvimento regional e econômico do Brasil, além de ser um incremento ao nosso turismo", declarou a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta. O primeiro passo a ser dado, agora, é apresentar ao Governo Federal qual modelo de concessão será seguido. "A intenção é de que seja feito inteiramente pela iniciativa privada", disse.
Ainda durante a cerimônia, a prefeitura afirmou já existirem empresas interessadas investir na área e administrar esse investimento. "O valor inicial da concessão era de R$ 80 milhões, isso há quase quatro anos. Mas podemos receber um pouco mais", explicou durante entrevista coletiva. A Secretaria de Aviação Civil aguarda, agora, uma definição - que deverá ser informada em até 150 dias, sobre o modelo que, enfim, será adotado. 
Após a etapa inicial ser concluída, inicia-se a abertura de editais e certames públicos. Para o Governo Federal, o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá é um dos principais projetos de aeroportos regionais do País. "O Governo tem os olhos voltados para a Baixada Santista", garantiu o vice-presidente Michel Temer, que afirmou também que a instalação continuará recebendo aviões militares e realizares operações de treinamento.

Fonte: Atribuna


Att, 
Caroline Espinosa
(13) 99703-8430

Nenhum comentário: