A nova profundidade do Trecho 3 do canal de navegação (calha central) do Porto de Santos, que vai da direção do Armazém 25 até o Paquetá, será homologada pela Marinha “nos próximos dias”. A informação foi dada ao presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Querginaldo Alves de Camargo, por representantes da Secretaria de Portos (SEP), na última sexta-feira, em Brasília.
O representante da classe empresarial esteve na Capital Federal para debater as condições da infraestrutura aquaviária do cais santista. A demora na homologação da nova profundidade dos trechos 3 e 4 é vista como um entrave que impede a produtividade operacional das instalações que ficam entre o Paquetá e a Alemoa.
De acordo com Camargo, a SEP entende a preocupação dos terminais com os prejuízos decorrentes da falta de dragagem, uma vez que as instalações localizadas entre os trechos 3 e 4 não podem receber grandes embarcações. Além disso, navios de maior porte não podem ser completamente carregados.
Diante disso, a SEP se comprometeu a agilizar o trabalho de dragagem no trecho, por meio de ordens de serviços complementares, para a execução da batimetria multifeixe. Já a licitação que contratará uma empresa para manter a profundidade do canal, dos acessos aos berços e dos pontos de atracação, deverá ser lançada até janeiro do ano que vem.
Fonte: Atribuna
Att,
Caroline Espinosa
(13) 99703-8430
Nenhum comentário:
Postar um comentário