A Vista Perfeita

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sustentabilidade invade Mercado Imobiliário


Brasil está seguindo o exemplo de países de primeiro mundo e investindo em imóveis sustentáveis
O que antes era uma exceção, hoje em dia já se transformou em prioridade. Por isso, as construtoras e incorporadoras brasileiras não estão apenas se preocupando com a procura por terrenos e mão de obra qualificada e estão investindo cada vez mais em projetos para edifícios sustentáveis.
Até o final de 2010, mais de 300 prédios estavam aguardando a certificação de qualidade de empresas como a Aqua – Alta Qualidade Ambiental e a Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), que é conhecida pelo Green Building Council Institute. Entre as exigências feitas, os imóveis devem seguir critérios de sustentabilidade como a ecoconstrução, conforto, saúde e ecogestão. Todas as questões avaliadas por essas empresas não visam somente a comodidade dos moradores desses empreendimentos, mas também querem garantir a qualidade do ar e da água, e a elaboração de ambientes sustentáveis.
Brasil investe em imóveis sustentáveis - Revista Imóveis em Santos
A construção de edifícios verdes pode custar até 10% a mais que os edifícios convencionais, dependendo do rigor, requinte e sofisticação investidos no projeto. Contudo, os especialistas da área certificam que os benefícios alcançados em médio a longo prazo compensam os gastos. Isso porque, o planejamento ambiental nas edificações gera uma redução de gastos no consumo de energia em 40% e de 50% no consumo de água. O descarte de resíduos e a emissão de gás carbônico, também caem em 90% e 50% respectivamente.
Todas essas vantagens fazem com que os imóveis sustentáveis em São Paulo estejam se popularizando e atraindo a atenção de compradores e investidores. Entre os novos edifícios que se enquadram nesse padrão, está o Bella Vita Eco Club, na cidade de Santos. O condomínio de responsabilidade da GMR cumpre as questões ambientais exigidas e serve de exemplo para os futuros lançamentos que pretendem seguir a mesma linha.

Nenhum comentário: