A Vista Perfeita

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Para Mantega, alta de preços é 'passageira' e PIB ficará perto de 2013



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou nesta quarta-feira (3) que a alta da inflação no Brasil é "passageira", uma vez que decorre de fatores climáticos, e também admitiu que o crescimento da economia brasileira, em 2014, pode oscilar entre 2% e 2,5% – um pouco abaixo do estimado no orçamento federal deste ano (+2,5%).

Segundo ele, "é uma questão de honra para nos que a inflação permaneça baixa" no país. "Nos últimos 11 anos, nunca passou do limite de 6,5% [teto do sistema de metas de inflação do país]. É claro que, a cada ano, você tem fatores inesperados. Estamos tendo um pouco de seca neste ano e ela produz elevação dos produtos de hortifrutigranjeiros por um período limitado. Você tem tomate a batata [com alta de preços]. É passageira a elevação dos preços", afirmou Mantega.

Por conta da crise, segundo ele, houve queda de exportações para a Argentina, para a Venezuela, para os Estados Unidos e para a União Europeia. "Precisamos da recuperação da economia interancional para poder utilizar todo nosso potencial produtivo. Enquanto isso não acontece, estaremos crescendo a taxas menores do que o nosso potencial: de 2% a 2,5%", declarou. O mercado financeiro prevê uma alta de 1,7% para o PIB de 2014.

Crescimento da economia brasileira
Na visão do ministro da Fazenda, e crescimento [do PIB] será semelhante ao do ano passado [quando a economia brasileira avançou 2,3%]. "Porque, embora a economia esteja sólida e nosso mercado interno esteja intacto, proque os empregos estao aumentando no país, temos dificuldade para exportar para nossos vizinhos da América Latina", afirmou ele.

Em sua visão, este patamar de crescimento é "suficiente para gerar renda para a população". "Seu salário está aumentando ano a ano. Estamos passando bem pela crise. Assim que a crise amainar, O Brasil vai crescer 3%, 4% com tranquilidade", avaliou o ministro da Fazenda, que participou, na manhã desta quarta-feira, do programa "Bom Dia Ministro", da EBC.

Ministro otimista
Mantega, que completou oito anos no cargo na semana passada, já superando Pedro Malan como o ministro mais longevo em governos democraticamente eleitos, afirmou ser otimista. "Imagina se o ministro da fazenda fosse pessimista? Acordava de noite e dizia que não vai dar nada certo. O ministro da Economia tem de acreditar", afirmou ele.

Declarou ainda saber que o Brasil "tem condiçções de ter um bom desempenho econômico, mesmo em período de crise financeira. "Quando tem crise internacional, tem país que mergulha  no desemprego e a taxa de crescimento fica reduzida. Aqui no Brasil, conseguimos aumentar o emprego. A população brasileira está toda empregada e a ativideade produtiva cresce. Menos, porém está crescendo", afirmou.

Para o ministro da Fazenda, a confiança de quem faz investimento no Brasil não foi abalada. "O termômetro para isso é o investimento estrangeiro direto. A confiança existe sim de que o Brasil é um país que tem um grande mercado, vai continuar crescendo e que tem grandes projetos de investimentos na area de petróleo, gas e concessões que estao sendo implementadas. Vai mudar a face do país. Isso vai movimentar a economia e vamos voltar a ter as taxas de crescimento que tinhamos há pouco tempo atras", concluiu.

Fonte: Globo Economia


Att, 
Caroline Espinosa
(13) 99703-8430

Nenhum comentário: