A Vista Perfeita

sexta-feira, 28 de março de 2014

QUANDO NÃO É UMA BOA HORA PARA COMPRAR UM APARTAMENTO



Se a dúvida de comprar a casa própria está na sua cabeça, a dica é pesquisar e colher opiniões diferentes. De acordo com Janser Rojo, planejador financeiro e sócio da Soma Invest, para que o sonho da casa própria não se torne em um pesadelo, planejar e não agir pela emoção são atitudes essenciais. “Na hora de comprar, o indicado é a decisão consciente. Os efeitos de uma compra mal planejada são enormes”. Em papo com Época NEGÓCIOS ele apontou alguns momentos da vida que não são propícios para a aquisição de um imóvel. Confira a seguir.

Não compre imóvel logo depois de casar
Segundo Rojo, a casa própria é um péssimo negócio para recém-casados. Isso porque, na maioria dos casos, o casal não teve tempo suficiente para juntar um bom dinheiro para dar de entrada. Para fechar a compra de um imóvel com a menor entrada possível é preciso financiar a casa pelo prazo máximo – os juros ficam muito altos. “Nós crescemos com a ideia de que ‘quem casa, quer casa’. Não cumpra por pressão social”.

Não compre a casa própria se você não tem um orçamento controladoNão compre apartamento se você pretende mudar de carreira
Se você ainda não decidiu o que quer fazer da sua vida profissional e prevê alguma mudança em breve, não se prenda a um imóvel. “Não compre uma casa se você não tem uma carreira consolidada. O risco de você perder dinheiro com a mudança é muito alto. Ainda mais pra quem mora em São Paulo. Se o seu trabalho mudar de bairro, você poderá ter uma qualidade de vida ruim”.

Não compre imóvel se a família não estiver completa
Comprar um apartamento muito pequeno e barato antes de poupar dinheiro pode se tornar um problema no futuro. Para o planejador financeiro, a melhor atitude é poupar durante mais tempo, optando pelo aluguel, e investir em um imóvel maior, para a família toda. “É bem provável que com a troca do imóvel, a pessoa perca dinheiro”.

Para uma compra tão grande e importante é preciso estar com as finanças controladas. O que isso quer dizer? Nada de cheque especial ou dívidas altas que te impeçam de poupar uma parte do salário. “A base de qualquer planejamento é ter controle dos ganhos e dos gastos. É importante saber quanto do que foi orçado foi realmente guardado”, afirma Rojo.

Não compre um apartamento se você não tem uma reserva de emergência
Se você não tem uma reserva para emergências, essa não é uma boa hora para adquirir uma dívida tão longa e tão cara. O ideal, segundo Rojo, é ter uma poupança com o equivalente a pelo menos seis vezes das suas despesas mensais. “Esse dinheiro te dará maior tranquilidade caso você seja demitido”.

Época NEGÓCIOS também perguntou quando é uma má hora para fazer um consórcio para a compra de um imóvel. Segundo o planejador financeiro, entrar em um consórcio não vale a pena se a pessoa tiver pressa para mudar, já que para ser contemplado precisará de um valor muito alto para dar o lance ou dependerá da sorte no sorteio. Apesar de as taxas serem reduzidas é preciso, segundo ele, responder a seguinte pergunta: “Pode ser que você seja o último sorteado. Tudo bem pra você?”.




Obs: Muito interessante essa matéria, vale a pena ler 


Att, 
Caroline Espinosa
(13) 99703-8430

Nenhum comentário: