A Vista Perfeita

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Prefeitos de Santos e Guarujá recebem projeto final de túnel que ligará as duas cidades



O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), e a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), receberam, na manhã desta terça-feira, cópias do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima) do projeto de construção do túnel imerso que ligará as duas cidades. A entrega dos documentos foi feita no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Conforme o assessor da pesidência da Dersa, o engenheiro Estanislau Marcka, o próximo passo será o agendamento de três audiências públicas. “A audiência do empreendimento será uma só. Deve ser em São Paulo. É para os empresários”, explica Marcka. “E as ambientais são duas: uma em Santos e outra em Guarujá. Quem marca é a Cetesb. Mas deve ser dentro de 60 dias, mais ou menos”.


Até o final do ano, segundo o representante da Dersa, deverá ser publicada a pré-qualificação para contratação das obras e a licitação do primeiro trimestre de 2014. O início dos trabalhos está previsto para julho de 2014 e o término, para o final de 2017.


As informações foram dadas pelo engenheiro da Dersa durante a apresentação das informações coletadas nas duas primeiras etapas do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista, na segunda-feira, no Teatro Guarany, em Santos.




Projeto
Orçado em R$ 2,466 bilhões, o túnel imerso será composto por seis módulos de concreto, cada um deles pesando 40 mil toneladas. Serão feitas duas células para veículos, com três faixas cada uma, e uma central, para pedestres e ciclistas. Os módulos serão construídos em uma doca seca e depois serão levados, flutuando, até o local onde ficará o túnel e afundados.

Em Santos, o túnel sairá na altura da Avenida Siqueira Campos (Canal 4). “Do lado de Santos ele sai em Y. Procurou-se integrar com o viário local. Será feito um viaduto sobre a (avenida) Portuária, para melhorar a mobilidade”. Do lado de Guarujá, haverá uma saída exclusiva para os caminhões acessarem a margem esquerda do Porto. 

Embora não esteja previsto na obra, Marcka diz que sobrará um espaço livre no trecho do lado de Santos e de Guarujá e que um estacionamento poderá ser feito nessa área. “Do lado de Santos, acho muito conveniente, particularmente pelo fato de estar ao lado do Concais”.




Fonte: Atribuna


Att
Caroline Espinosa
(13) 99703-8430
consultoriabaixada@gmail.com

Nenhum comentário: