A Vista Perfeita

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Petrobras descobre petróleo de boa qualidade no pré-sal da Bacia de Santos




A Petrobras (PETR3, PETR4) anunciou na manhã desta terça-feira (8) mais uma descoberta de petróleo de boa qualidade no pré-sal da Bacia de Santos. Segundo comunicado enviado ao mercado, O poço comprovou a presença de reservatórios de excelente qualidade, em rochas carbonáticas, situadas abaixo da camada de sal.

O 4-BRSA-1047-RJS (4-RJS-698), informalmente conhecido como Sul de Tupi, é o quinto poço perfurado após a assinatura do contrato de Cessão Onerosa. Ele está situado ao sul do campo de Lula, em profundidade d´água de 2.188 metros e a uma distância de 302 km da costa do Estado do Rio de Janeiro.

Avaliações preliminares desse poço indicam a existência de comunicação entre os reservatórios da Cessão Onerosa Sul de Tupi e o Campo de Lula, onde já foi constatado petróleo com cerca de 28º API, informa a Petro. O poço ainda está sendo perfurado, atualmente na profundidade de 5.220 metros, e a perfuração prosseguirá até o nível estratigráfico previsto no contrato de Cessão Onerosa, a aproximadamente 5.600 metros.

Depois de concluída a perfuração, será realizado um teste de formação para avaliar a produtividade dos reservatórios portadores de óleo. Conforme prevê o contrato de Cessão Onerosa, a fase exploratória tem seu término previsto até setembro de 2014, sendo que a Petrobras poderá declarar comercialidade até essa data.

Fluxo de notícias
Nos últimos dias, a Petrobras tem ganhado bastante evidência no noticiário corporativo. Na noite anterior, a companhia já deu início a produção comercial do campo de Sapinhoá, localizado no bloco BM-S-9, no pré-sal da Bacia de Santos, com a entrada em operação do navio-plataforma Cidade de São Paulo. A produção, iniciada em 5 de janeiro, foi antecipada, uma vez que a previsão original de entrada em operação era 13 de janeiro de 2013.

Já na semana passada, a estatal de petróleo havia comunicado a descoberta de uma nova acumulação de petróleo em reservatório do pós-sal, em águas ultraprofundas da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. A descoberta foi feita no poço conhecido como Mandarim, localizado no campo de Marlim Sul, a cerca de 126 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro.

Fonte: UOL ECONOMIA


Att, 
Caroline Espinosa
consultoriadabaixada@gmail.com
(13) 9703-8430

Nenhum comentário: